Maria Natália Miranda  
[Canas de Senhorim, Nelas, 1925] 

 

Poetisa, crítica literária e autora de literatura infanto-juvenil.

Licenciada em Filologia Românica e com os cursos de Ciências Pedagógicas e do Magistério Primário, foi professora no ensino básico e secundário.

Fez crítica de livros no jornal Tempo, trabalhou na RTP na área infanto-juvenil, colaborou na rádio e escreveu poemas para canções. Em 1977 fundou e dirigiu o jornal Vento Novo (Sacavém), tendo colaborado nas revistas Flama e Mãos de Fada e nos jornais Diário de Notícias, Despertar, Ecos de Belém, Jornal da Beira, Voz da Beira, Tribuna de Canas, O Educador, Gazeta do Sul, Ao Largo, Notícias de Gouveia, Escola Nova, O Nabão, Notícias da Azambuja e Escola Remoçada. Na radio, colaborou com a Rádio Renascença, Rádio Estação Orbital entre outras.

Conta com 60 obras em vários campos: poesia, infanto-juvenis e pedagógicos. Tem cerca de 400 prémios literários no pais e estrangeiro, poemas para canções gravadas em disco, vários prémios das Marchas de Lisboa e Porto, entre outros, e o título de "Trovador da Língua Portuguesa" a nível de todos os países de expressão portuguesa.

 

Publicou, ainda, contos e fichas de trabalho para o ensino básico e tem textos incluídos em manuais escolares. Está representada em várias antologias. Em colaboração com as autarquias faz a divulgação do livro e da leitura em escolas do ensino básico e secundário e bibliotecas.

Segundo Maria Rosa Colaço, «obreira discreta de uma obra vasta e séria, em que é urgente repararmos, Natália Miranda escreve sobre a vida com palavras de sol. A poesia dos seus textos acende a esperança e devolve a quem lê os espaços da fraternidade possível. E necessária.»

E sobre a sua poesia afirma José do Carmo Francisco: «partindo de um espanto amarrotado a voz poética da autora teima e canta. Canta apesar da "mentira", da "fadiga" e do "sal" que envenenam a paisagem das relações humanas.»

Alguns dos seus livros têm sido objeto de teses de licenciatura.

 

Referências:

 

Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

 

Palimage

 

Facebook

 

 

 

Miranda, Maria Natália [1978], “A Fada Iola”, in «Hoje há Robertos. Como se fazem Robertos. Peçazinhas para Representar», 31 p., ilustrado. ; 15 cm. Porto: Edições Asa.

 

Outros títulos da obra – Zé Perdiz e João Golandrão - Grão de Milho e Zé Maroto - Teatrinho do Natal - A velhinha do xaile de pluma. - O passarinho cor de fogo e a menina presa na varanda